segunda-feira, 8 de junho de 2009

Anvisa e médicos criam parceria para controle de produtos hospitalares - ANVISA

Iniciativa médica – A colaboração entre a Anvisa e a AMB é bem promissora. Basta lembrar que a iniciativa de um médico em denunciar uma grave irregularidade de saúde no ano passado foi fundamental para que o sistema de vigilância sanitária do País constatasse a responsabilidade do medicamento Celobar na morte de pelo menos nove pessoas. O medicamento ainda é suspeito de ter tirado a vida de mais doze pessoas.

Os pacientes receberam o Celobar para se submeterem a exames radiológicos contrastados. Um médico do Instituto Médico Legal (IML) de Goiânia percebeu que a morte de vários pacientes possuía um elo comum: todos se submeteram a exames radiológicos e ingeriram o mesmo remédio. Em seguida, o mesmo profissional descobriu uma notificação do laboratório produtor. O texto afirmava haver irregularidades em um dos lotes do Celobar.

O médico comunicou o problema à Vigilância Estadual de Goiás, que notificou a Anvisa. “A ação rápida dos sistemas de vigilância estaduais e da agência impediu que mais pessoas morressem”, lembra Luciana Reis. Quando se confirmou o problema, cancelou-se a autorização de funcionamento e registros dos produtos do laboratório.

As Informações são da Agência Saúde
Assessoria de Imprensa da Anvisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário